domingo, 4 de janeiro de 2015

E porque é Domingo de Reis...em vez de Bolo Rei, saem pequenos reizinhos!


O Natal já lá vai, o novo ano começou e pelo dia 6 de Janeiro festeja-se o Dia de Reis, celebração católica que relembra a visita do três Reis Magos ao Menino Jesus. 
Baltazar, Gaspar e Belchior vieram de longe, guiados por uma Estrela, com presentes para o Deus Menino: Ouro, Incenso e Mirra. Chegaram, adoraram e partiram com a Boa Nova, que Deus tinha nascido no meio dos homens, numa simples estábulo, relembrando-nos a importância da simplicidade e da humildade na nossa vida.


Este é o dia que assinala o fim da quadra natalícia, as decorações que ornamentaram a casa guardam-se até ao próximo Natal e à mesa a família reune-se, mais uma vez, onde não pode faltar a romã, o tradicional Bolo Rei ( tradição em Portugal e Espanha), entre outras iguarias tipícas da quadra.


Para o meu dia de Reis deste ano, e como é minha tradição, as sobras do Bolo Rei do Ano Novo são sempre aproveitadas, e em vez dos tradicionais queques, optei por dar uma nova roupagem ao tradicional bolo. Adaptei a receita das pirâmides e com os fios de ovos que sobraram do Bolo de Natal e umas cerejas cristalizadas, criei os pequenos reizinhos que adornaram o meu presépio. 
Digam lá se não foi uma boa alternativa e até quem não é fã do típico bolo, se delicia com estes bolinhos cobertos de chocolate?


Em fim de festa, nada melhor que a encerrar com uma guloseima, pois a partir de agora, segue-se um mês de Janeiro onde impera a rotina, e a rotina é comida saudável!


Ingredientes:
220g de Bolo Rei ( sobras)
180g de bolachas de aveia
60g de amêndoa laminada
40g de açúcar amarelo
3 colheres sopa de cacau
3 colheres chá de erva-doce moída
2 colheres chá de canela
50g de água ( mais ou menos 3 colheres de sopa). A quantidade de água é apenas para tornar a massa moldável, logo é melhor deitar e testar até ficar boa, nem muito seca, nem muito molhada.

Cobertura:
50g chocolate de leite
100g choocolate negro
Umas gotas de óleo vegetal

Preparação:
( Utilizei a Bimby/ Thermomix, pois assim peso, trituro e envolvo, sem grandes preocupações. De outra forma, utilizar sempre um qualquer processador de alimentos para triturar e formar a massa.

No copo da Bimby/Thermomix ( pode-se utilizar qualquer outro processador de alimentos) deitar o bolo rei, as bolachas de aveia e a amêndoa laminada e dar uns toques de turbo.
Adicionar os restantes ingredientes e envolver uns segundos, eu marquei 15 Seg/ Vel. 5.
Deitar num recipiente e levar ao frigorífico cerca de 1 hora ( eu deixei de um dia para o outro). e moldar em forma de pirâmides. Dispô-las numa folha de papel vegetal, para depois de cobertas serem mais fáceis de descolar.
Na hora de fazer a cobertura, levei 50g de chocolate de leite, mais 100g de chocolate negro, com umas gotas de óleo vegetal, a derreter em banho-maria. (CUidado para não deixar que a água toque no fundo do recipiente onde derrete o chocolate, para não criar grumos).
Quando derretido, verter sobre as pirâmides moldadas deixar secar e decorar a gosto.




Bom Dia de Reis!

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Luisa,
      ficaram lindos e muitos saborosos :)
      Bjnhs
      Romã .*

      Eliminar
  2. Também tenho uma receita de pirâmides no meu blogue com sobras de bolo rei, que bem que ficaram as tuas também, bjokitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belinha,
      são tão boas, que é crime andar a comer Bolo Rei de castigo ;)
      Ainda não vi a tua receita, mas vou lá ver.
      Beijinhos
      Romã:*

      Eliminar
  3. Que ideia tão engraçada e criativa que tiveste ao transformar as sobras de Bolo Rei em Reizinhos de Chocolate! Adorei! E de certeza que não vai haver sobras desta vez! Feliz Dia de Reis. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bombom,
      Um delicioso aproveitamento, principalmente quando a minha cara-metade é fã deste tipo de guloseima :)
      Obrigada pela visita. Beijinhos
      Roma:*

      Eliminar
  4. Que excelente ideia! Ficaram muito bonitos, e são sem dúvida uma forma 5 estrelas de aproveitar sobras (quando há sobras!) de bolo rei :)

    Beijinhos e bom ano!
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Bem-vinda ao Bago de Romã.
      De facto esta receita ficou na lista cá de casa, são uma guloseima fantástica.
      Beijinhos.
      Romã :*

      Eliminar
  5. Mas que bonitinhas :)... Foi um belo aproveitamento!!!
    beijinhos querida e bom fim-de-semana

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
  6. Ola amiga boa tarde. Vim bordar este recadinho na sua pagina, terminei de visitar seu blog gostei D++ das postagens suas receitas hummm deliciaaa, o bolinho pequenos reizinhos!!! Parabens. Bjjss no ♥

    ResponderEliminar