sábado, 10 de março de 2018

"Sem Peso na Consciência" - Nuggets de Frango Sem Glúten



A alimentação cuidada é uma das minhas preocupações, sendo esse tema uma das minhas leituras preferidas além da culinária e, quando ambas se juntam é uma festa. Ultimamente, tenho lido muito sobre os malefícios do glúten, bem como as mais-valias de uma redução do mesmo na nossa alimentação diária. Aliás, tenho colocado em prática algumas dicas para o evitar e noto algumas diferenças, além de que se bem não fizer, mal também não faz, fazendo sempre jus ao meu lema: "Be healthy, to be happy"
Este tema é muito interessante e poderá ser abordado em publicações futuras, mas hoje a intenção é partilhar algo que, passou a fazer parte da ementa cá de casa: nuggets de frango sem glúten.
Cá em casa adoramos panados, mas não fazia para evitar os fritos. Experimentei no forno e, o resultado não foi muito do meu agrado, até que um dia testei panar com sêmola de milho e não poderia ter feito melhor escolha. Ficaram mais secos, sem se desmancharem e ainda para mais é uma opção sem glúten, que faz bem  melhor do que o tradicional pão ralado.
Desde então tenho sempre um saco de panadinhos de frango, sem glúten, no congelador. Versáteis para aqueles dias que o jantar/almoço têm que estar na mesa em meia hora, ou para levar na marmita para o almoço fora de casa. 
São tão bons que merecem o trabalho que dão e, por isso eu tiro um dia do meu fim-de-semana para os preparar.  Perco tempo ao sábado, mas durante a semana a minha vida fica mais simplificada sem perder  tempo e qualidade naquilo que como.
Com organização, é uma operação rápida e, para quem tem crianças, é uma tarefa em que estas se podem envolver e ajudar a preparar algo que gostam, despertando ao mesmo tempo para as opções saudáveis à disposição.
Vamos então preparar os nuggets sem glúten para abastecer o congelador?

Ingredientes:
(Uso 1 chávena = 250 ml)

4 peitos de frango
2 dente de alho
2 ovos
1 cháv. de farinha de milho
1 1/2 cháv. sêmola de milho
sal, pimenta
sumo de limão
1 c.chá de alho em pó
1 c.chá de paprika

Preparação:
1. Cortar os peitos de frango em pequenos bifinhos, ou tiras, ou pedaços. (Eu vou cortando em pequenos bifinhos, ou tiras, de forma a formar pequenos nuggets). Temperar de sal, pimenta, alho picado ou rodelas finas,  e regar com o sumo de limão. Mexer e deixar repousar uns minutos, enquanto prepara a zona de trabalho.


2. Preparar a zona de trabalho: Na bancada, ou na mesa, colocar um prato com os ovos batidos (junto sempre um pouco de água e mexo bem), um prato com a farinha de milho, um prato com a sêmola de milho (temperada com alho em pó e paprika), um tabuleiro forrado com papel vegetal onde irão ser colocados os nuggets de frango para irem ao congelador.


3. Montar:
Passar bifinho de frango, um a um, primeiro pela farinha de milho, se seguida pelo ovo batido e finalmente pela sêmola de milho. Proceder de igual modo, sucessivamente até terminar o frango.


4. Levar no tabuleiro, com o papel vegetar ao congelador. Quando congelados, retirar do tabuleiro e guardar em recipientes adequados à congelação. Ou caixas, ou os práticos sacos com zip (eu gosto muito destes sacos, pois podemos abrir, retirar a quantidade que queremos e voltar a fechar, tendo o cuidado de retirar o ar, voltando a guardar.



5. Na hora de os confeccionar, levo num tabuleiro forrado com papel vegetal, ao forno, pré-aquecido a 240º C (o meu forno é a gás e sem ventilação), cerca de 30 minutos, pulverizados com azeite ( adoro o azeite em spray para este fim), tendo o cuidado de os voltar a meio da cozedura, para que fiquem crocantes, dos dois lados. Se optar por fritar, deixo aquecer bem o óleo, e levo a fritar congelados, até ficarem douradinhos.


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário