domingo, 22 de abril de 2018

"Sem Peso na Consciência" - Panquecas de Aveia e Linhaça com Pepitas de Chocolate Negro


Para mim todas as refeições são sagradas, mas o pequeno-almoço é essencial. Nunca saio de casa sem o tomar, hábito desde criança incutido pela minha mãe que sempre me soube educar no caminho de uma alimentação e vida saudável, que tanto prezo e que contribuem muito para o meu bem-estar e,  claro está para a minha felicidade, sendo um dos meus lemas de vida "Be healthy, to be happy"!
Infelizmente, durante a semana o tempo está todo contado e nem penso muito no que vou tomar pela manhã. Está programado para ser rápido, mas sem nunca deixar de ser saudável. A fruta, uma torrada de pão escuro de sementes e uma chávena de café com leite, ou papas de aveia com fruta e iogurte. Logo quando chega o fim-de-semana, vingo-me com um pequeno-almoço mais variado, sendo este preparado e tomado com mais tempo e a rigor. 
E, assim chegou o dia de mais uma experiência de panquecas saudáveis e muito saborosas, com base na receita que costumo fazer http://obagoderoma.blogspot.pt/2015/11/panquecas-de-aveia.html. Apenas acrescentei farinha de linhaça dourada e umas pepitas de chocolate, que fazem logo a diferença no sabor, e na apresentação.
Com estas panquecas deliciosas comecei mais uma semana, que será mais curta, com direito a um feriado a meio, que saberá muito bem para repor as energias até chegarem as férias. Pois, este mês tem sido muito forte em emoções...
Fica a minha sugestão desejando uma excelente semana!




Ingredientes:
( 1 pessoa - rende 4 panquecas pequenas)
100g de flocos de aveia
100 ml de leite sem lactose ou bebida vegetal a gosto
3 c. sopa de farinha de linhaça
1 ovo
uma pitada de sal
pepitas de chocolate negro

Preparação:
No copo da varinha mágica ou no liquidificador, deitar os flocos de aveia, a farinha de linhaça, o ovo e o leite.
Com a varinha mágica triturar até obter uma massa.
Levar ao lume uma frigideira anti-aderente untada com azeite ou óleo de coco ( usei desta vez o óleo de coco e gostei muito)
Deitar a massa com uma colher, fazer pequenos montinhos (tipo disco do tamanho da palma da mão), e deitar as pepitas de chocolate.
Voltar quando estiverem descoladas do fundo. Deixar uns minutos e retirar.
Servir a gosto ( Eu gosto muito de as comer com fruta, iogurte grego e com geleia de agave).




Bom Apetite!

1 comentário:

  1. Que lindas panquecas!
    Ficaram com tão bom aspecto :)
    Comer sem culpa é melhor ainda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar