quarta-feira, 17 de abril de 2013

Delícia de Toblerone


A Suiça é um país que me agrada, traz-me boas recordações desde tenra idade; quer pelos meus desenhos-animados preferidos ao domingo, as aventuras da famosa Heidi até a uma amizade iniciada numas férias de Verão, na Foz do Arelho e que perdura até hoje. 
Estavamos no início dos anos 80, havia fronteiras e a União Europeia era uma miragem. Apesar das dificuldades da época, os meus pais mostraram o nosso país, e acolheram os nossos amigos como família. Como gratidão da nossa hospitalidade, ofertaram-nos uma visita à Suiça, retribuindo com três semanas maravilhosas, onde nos deram a conhecer  o melhor, quer locais, quer comida, quer sentimentos. Vivi momentos inesquecíveis, que marcaram a minha vida para sempre, bem como, a minha forma de cozinhar. Por exemplo, a utilização das ervas de Provence acompanham-me desde essa data. Posso mesmo dizer que foram as melhores férias da minha vida. Os laços que se criaram foram tão grandes, que após 30 anos, perduram apesar da distância geográfica.


Regressando ao presente, assim que vi o desafio da Cozinha da Kinhas, pensei logo na minha participação. Quer o queijo, quer o chocolate suiço, fazem-me viajar no tempo. Levam-me a boas memórias e com esta receita faço uma pequena homenagem à minha amiga Michelle e família.

Escolhido o ingrediente, o chocolate só poderia ser o emblemático Toblerone, que aprimorou esta delícia...



Ingredientes:
200g de chocolate negro
2 colheres (sopa) de natas
150g de manteiga
4 ovos
150g açúcar amarelo
80g de farinha
100g chocolate Toblerone
1 pitada de sal (para as claras)



Preparação:
Em banho-maria, derreter o chocolate com as natas.

Bater as gemas com o açúcar e a manteiga, até obter um ceme esbranquiçado.

Incorporar a farinha e o Toblerone grosseiramente picado ou partido.

Finalmente envolver as claras batidas em castelo.

Deitar numa forma com mola e levar ao forno 25 minutos, a 180º.

O bolo deve ficar com uma consistência húmida no meio.
  
Sugestão de apresentação: Acompanhar a fatia com natas batidas, ou uma bola de gelado.




Bom Apetite!


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Luísa,
      é deliciooooooooso ;)
      Beijinhos e obrigada pela tua visita.
      Romã:)

      Eliminar
  2. Oh, é mesmo uma verdadeira delicia, adoro esse chocolate, kiss
    Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,
      este bolo fica deliciooooooso.
      Beijinhos e obrigada pela tua visita :)
      Romã :)

      Eliminar
  3. Olá minha querida Romã, vi logo esta tua maravilha logo pela manhã.
    Os suíços têm o dom de manter amizades ao longo de uma vida e tu és uma felizarda por teres uma amiga que a distância nunca afastou :)) é lindo de se ver estas amizade assim!!!
    Adorei a tua participação e como te disse por mensagem, estou honrada por teres aberto a excepção para mim e sinto-me grata por isso!

    beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina,
      Ainda bem que gostaste do meu bolinho ;), e de facto não tenho o hábito de aderir a estes desafios.
      Este ano foi o segundo, e confesso que foram feitos com muito gosto. O primeiro foi no Blog Cinco Quartos de Laranja, um dos primeiros blogues que me deparei neste mundo cibernáutico e com qual me identifiquei de imediato. Após conhecer o teu blogue também fiz questão, pelos ingredientes que me trouxeram boas lembranças, logo não podia deixar de participar no primeiro aniversário do teu cantinho, desejando que festeje muitos mais. Esperemos então pelo próximo desafio ;)
      Um beijinho e uma vez mais bem-vinda ao Bago de Romã ;)
      Romã:*

      Eliminar