terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bolo de Chocolate "Negra Maluca"


Receitas de Bolo de Chocolate não faltam nos meus apontamentos, pois é o bolo preferido do J. Tenho várias, desde as mais simples e económicas até às mais requintadas, guardadas para dias especiais, embora haja sempre uma ou outra que sai com mais frequência.

Esta receita de bolo de chocolate apelidada de "Negra Maluca" foi-me dada há alguns anos atrás, pela sogra de uma amiga. Tinha eu acabado de casar e a Sra. D. L. uma senhora muito querida, sabendo da predilecção do meu marido por chocolate e do meu gosto pela culinária, entregou-me a receita manuscrita, que ainda guardo com carinho, no meu caderninho. Dizia que era simples e saía sempre bem, o que de facto comprovei.

"Bolo de Chocolate Negra Maluca"- Assim vinha escrito e assim eu o menciono. Não sei bem a razão do nome, embora já tenha visto a receita em algumas revistas com a mesma designação. Pressuponho que será por ser tudo batido e, no fim, levar água quente...fica a minha suposição. Quem souber a origem do nome, partilhe, porque gosto muito de conhecer as histórias por detrás de cada receita.

Para os que conhecem os nossos gostos, calculam que este bolo foi feito vezes sem conta, aliás, bolos em casa da Romã, são frequentemente de chocolate.
Deixo um conselho: fazer de véspera, pois quantos mais dias passam, melhor fica, pelo menos para o palato cá de casa.O pior é fazer o bolo durar mais que dois dias...geralmente dura muito pouco!!!
  


Ingredientes:
4 Ovos
1 Chávena de Açúcar
2 Chávena de Farinha ( uso apenas 1 chávena e meia ou duas mal cheias)
1 Colher de chá de fermento em pó
1 Chávena de Óleo
1 pacote de 125g de Chocolate em Pó
1 Chávena de água a ferver (no final)

Modo Tradicional

Batem-se os ovos com o açúcar até ficarem cremosos. Adicionar o óleo e continuar a bater.

Envolver, a farinha misturada com o chocolate em pó e o fermento, no preparado.

No fim deitar a água a ferver e envolver.

Untar a forma e polvilhar com farinha. Levar a forno pré-aquecido a 180º, durante 30 minutos ( Varia conforme o forno).

Para verificar a cozedura, utlizar o teste do palito. Está pronto, quando o palito sai seco.


Modo Bimby

Colocar a borboleta no copo, e bater os ovos e o açúcar 6 Min/ Temp. 37º/ Vel.4. Bater mais 5 Min/ Vel.4 sem temperatura.

Juntar o óleo e marcar 10 Seg/Vel.4

Adicionar o chocolate em pó15 Seg/Vel.4

Juntar a farinha e o fermento e marcar 20 Seg/ Vel.4

No final deitar a água a ferver, e envolver 15 Seg/Vel.3

Untar a forma e polvilhar com farinha. Levar a forno pré-aquecido a 180º, durante 30 minutos ( Varia conforme o forno).

Para verificar a cozedura, utlizar o teste do palito. Está pronto, quando o palito sai seco.



Bom Apetite!

5 comentários:

  1. Este bolo é de facto uma delicia e sempre aprovado pelos mais gulosos como eu ehehe, anoto esta tua receitinha

    beijokas!!

    ResponderEliminar
  2. Votos de um Feliz Natal, com tudo de maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o nome, mas conhecia a receita e é realmente fáfil e apetitoso. Um dos vários que nos podem acompanhar nestas noites especiais.
    Boas Festas!

    ResponderEliminar
  4. É tão giro saber a proveniência das receitas...
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar