sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Adeus 2010 ... Olá 2011!!!



Adeus 2010...
Desce o Sol anunciando que o dia está no fim. Mais um dia, mas este é especial, é o último dia do ano.
Fazemos o balanço do ano que vivemos, dos desejos não realizados, as pessoas queridas que vimos partir e dos amigos que entraram e sairam da nossa vida.
O sol desce e pronto estamos para mais uma contagem decrescente. Damos as boas-vindas ao novo ano, na esperança de novos projectos, de sucesso, de alegrias e viagens por fazer. Mil e um  desejos, listas do que vamos ( queremos muito) mudar e um sem número de planos. Meia-noite, champanhe, 12 passas. 
Ano Novo, Vida Nova.
Apesar dos maus presságios há muito anunciados pelos Media, pelos Políticos, Economistas, Cão, Gato e alguns insectos por aí, quero deixar uma mensagem de alento e de esperança. Não nos deixemos inundar pelo cinzentismo, azedume e sejamos a cor da vida. Cada um de nós pinte a sua vida com a cor do Amor, Alegria, Amizade,  e sem dúvida verão que os dias negros iram dar lugar a dias bem luminosos.
Votos de um próspero 2011 a todos os meus amigos, amigas, leitores, comentadores, seguidores do Bago de Romã, com um OBRIGADA MUITO GRANDE, pois sem dúvida, cada palavra, cada visita, cada seguidor é um raio se sol, alento para continuar. Assim dou COR à minha vida!
Olá 2011!!!

Foto: Romã (c)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Natal é ...

(Ilustração de João Amaral)

 Amor, Bolo-Rei, Companhia, Diálogo, Esperança, Família, Glória, Humanidade, Imaginário, Jesus, Luz, Música, Natividade, Oferta, Partilha, Qualidade, Retribuição, Sonhos, Tolerância, União e Vida.

Votos de um Feliz e Doce Natal!


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Reciclar é Poupar" - Queques de Bolo Rei


Reciclar, não desperdiçar, aproveitar, poupar, economizar são palavras que diariamente entram no nosso vocabulário, para mais em tempos que se avizinham pouco famosos, melhor dizendo austeros.
Dezembro, por excelência um mês festivo, de abundância e muitos excessos e consequentemente um mês de muitas sobras, quer comida, quer doces ou bolos, mais importante se torna aplicá-las na práctica.
Como evitar então o desperdício, sem deitar fora?
Normalmente, se for possível, recorro à congelação para o que pode ser congelado, como é o caso do Bolo Rei. Aproveito sempre para congelar metade porque adoro deliciar-me ,depois das festas, naquelas noites bem frias de Janeiro, com uma  bela fatia de bolo e uma fumegante chávena de qualquer bebida quente ( para mim um chá de preferência). Só que este ano encontrei outra solução, que resolvi partilhar, transformar Bolo Rei em deliciosos queques. 
A receita encontrei-a numa revista da Teleculinária do início de 2010 ( não sei o número,  porque anotei a receita para o meu bloco), donde  a retirei para experimentar, mas o bolo do dia de Reis desapareceu de tal forma, que não cheguei a fazer, guardando para  este Natal. 
Nem foi preciso chegar ao Natal; um bolo comprado no último fim-de-semana serviu e bem, como pretexto para meter mãos à obra e testar os benditos queques, adaptando a receita à Bimby. 
Resultado aprovado e uma doce alternativa ao bolo que sobra, depois do repasto natalício! Há que poupar!


Ingredientes:
300g de Bolo Rei com frutos ( já seco)
300g de Farinha ( utilizei apenas 280g, podendo mesmo reduzir para 250g)
200g de Açúcar Amarelo ( reduzi para metade e é suficiente, pois não esquecer que o bolo rei é rico fruta cristalizada)
100g de Margarina
4 Ovos
2 dl de Leite
Raspa da Casca de 1 limão
1 Colher (Chá) de Fermento em Pó
Margarina para untar

Modo Tradicional
  1. Ligar o forno a 180º C. Barrar as forminhas com margarina e colocá-las no tabuleiro do forno. Se utilizarem formas de silicone, não é necessário untar.
  2. Cortar o bolo rei em pedaços e picá-lo na picadora até ficar tipo pão ralado.
  3. Deitar depois para uma tigela, juntar a margarina, o açúcar amarelo, os ovos, a farinha, o fermento e a raspa de limão e bater acrescentando o leite morno, em fio, batendo até ficar uma massa lisa.
  4. Dividir a mistura anterior pelas forminhas e levar ao forno 20 minutos.
  5. Retirar, desenformar, deixar arrefecer. Polvilhar com açúcar em pó.
Modo Bimby
  1. Ligar o forno a 180º C. Barrar as forminhas com margarina e colocá-las no tabuleiro do forno. Se utilizarem formas de silicone, não é necessário untar.
  2. Deitar o bolo rei aos pedaços, na Bimby e triturar até ficar tipo ralado. Picar, carregando 4 vezes no turbo e mais 5 segundos/ Vel 8. Retirar para um recipiente à parte.
  3. No copo da Bimby, deitar os ovos, o açúcar e a margarina e bater 6 Minutos/ Temp. 37º/ Vel.4
  4. Juntar o leite e bater mais 10 Seg/ Vel. 4
  5. Após terminar o tempo marcado, deitar lentamente pelo bucal da tampa o bolo ralado, até envolver na totalidade. Mais ou menos 1 Minuto/Vel.4
  6. Adicionar metade da farinha, com o fermento e a raspa de limão previamente misturados, e marcar 10 Seg/ Vel. Repetir a operação. ( Assim consegue envolver com mais facilidade, dado que a massa fica espessa).
  7. Dividir a mistura anterior pelas forminhas e levar ao forno 20 minutos.
  8. Retirar, desenformar, deixar arrefecer. Polvilhar com açúcar em pó.
Bom Apetite!



Imprimir Receita

Fonte: Revista Teleculinária, 2010
Receita adaptada à Bimby por Romã

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Sopa de Feijão-Verde


As sopas fazem  parte da minha ementa diária, principalmente no Inverno. Uma forma de garantir o consumo diário de legumes, tornando as refeições mais equilibradas nutricionalmente.
O frio que se tem feito sentir de Norte a Sul, aumenta a necessidade de consumir alimentos quentes e energéticos, sendo a sopa um excelente recurso saudável, quente e acima de tudo de baixo porte calórico.

Ingredientes:
500g Courgette ( 2 a 3 courgettes dependendo do tamanho)
300g Cenouras
1Cebola
3 Dentes de Alho
200g Feijão-Verde
Azeite
Sal

Modo Bimby
Deitar os legumes partidos no copo e adicionar água até cobrir os mesmos.

Programar 25Min/ 100º/ Vel.1

Na Varoma, colocar o feijão verde cortado em losângulos e a cenoura aos cubinhos ou rodelas muito finas, para cozerem ao mesmo tempo que cozem os legumes.

Triturar 1 Min/ Vel. 5-7-9 gradualmente.

Juntar o feijão-verde e a cenoura já previamente cozida ao vapor e levar e programar mais 12 Min/100º/ Vel.colher inversa.



Modo Tradicional
Sem Bimby, deitar na panela os legumes cortados em pedaços pequenos, excepto o feijão-verde e uma cenoura cortada em rodelas muito finas. Juntar água até cobrir os legumes, temperar de sal e levar ao lume até cozerem os legumes, mais ou menos 25 minutos.
Quando cozidos, desligar o lume e triturar com a varinha mágica até obter um creme. Deitar o feijão cortado em losangos finos e a cenoura em rodelas ou cubinhos, juntar o azeite e levar novamente ao lume para cozer o feijão-verde e a cenoura, durante 15 a 20 minutos.

Bom Apetite!

Fonte: Receita da Mãe adaptada pela Romã